A agenda do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e da comitiva caxiense em Brasília seguiu nesta terça-feira (12), com compromissos prioritários para Caxias do Sul, especialmente nas áreas de infraestrutura, liberação de recursos para recuperação de desastres climáticos e o Aeroporto de Vila Oliva. Durante o dia, o prefeito participou de reuniões importantes com autoridades na busca por fortalecer parcerias com o Governo Federal.
Pela manhã, Didomenico foi recebido pelo ministro Augusto Nardes no Tribunal de Contas da União. Já no Ministério dos Transportes, o grupo foi recebido pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Felippe Morais. Nessa ocasião, o prefeito abordou quatro pautas importantes para Caxias do Sul.
Didomenico destacou a solicitação para melhorias em trechos considerados urgentes, como a duplicação de 900 metros da BR-116 na altura do antigo Palermo; o estudo de dois pontos críticos no entroncamento da BR-116 com a Avenida Rio Branco, nas entradas de Ana Rech e do Hospital Geral; e a liberação de recursos para construção do viaduto da Perimetral Norte com a BR-116.
O prefeito avalia positivamente a agenda e ressalta que o ministério se comprometeu a verificar a possibilidade de incluir o recurso para o viaduto no orçamento de 2025. Quanto ao trecho de 900 metros da BR-116, a prefeitura espera uma resposta nos próximos dias. Ainda em Brasília, o prefeito foi recebido pela embaixadora da Eslováquia, Katarína Tomková, na embaixada do país, onde assinaram um termo de repasse de 50 mil euros, o que representa aproximadamente R$300 mil para a reconstrução do município devido às enchentes.
A viagem a Brasília começou ainda no domingo (10), quando Adiló viajou com a comitiva formada pela presidente da Câmara de Vereadores, Marisol Santos (PSDB), e o vereador Elisandro Fiuza (Republicanos). Na segunda-feira (11), o grupo participou de uma reunião na Caixa Econômica Federal para discutir recursos para a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental no loteamento Campos da Serra.
Em seguida, a comitiva esteve em uma audiência com o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e a deputada federal Denise Pessôa (PT), onde foram ajustados o cronograma físico e financeiro para a construção do Aeroporto Regional de Vila Oliva. Ainda no mesmo dia, Adiló se reuniu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para tratar da liberação de verbas para enfrentar desastres climáticos.