Mais um ato do processo de implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, foi realizado nesta terça-feira (12). A Câmara dos Vereadores foi palco do Seminário UFRGS na Serra Gaúcha, visando sanar dúvidas da população quanto a implantação do campus em Caxias do Sul.
O seminário foi organizado pela frente parlamentar da câmara, juntamente ao Fórum das Entidades, Movimentos e Pastorais Sociais, e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação de Caxias do Sul. O evento, aberto à comunidade, teve como foco os estudantes do Ensino Médio que pretendem ingressar no Ensino Superior, esclarecendo dúvidas sobre a estrutura, cursos ofertados e outros temas envolvendo a universidade na Serra.
O ato contou com a presença da reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, que trouxe atualizações sobre o processo de escolhas dos cursos a serem ofertados futuramente no campus e quais critérios estão sendo adotados.
Em recente entrevista a Rádio Caxias, Márcia já havia comentado sobre a formação de uma comissão encarregada de definir os cursos ofertados. A coordenação da comissão é feita pela professora Maria Beatriz Luce, primeira reitora da UFSC e responsável pela criação do campus da Unipam, e pela professora Liane Loder, responsável pelo campus do Instituto Eleitoral Norte da UFRGS. A comissão também conta com a participação das técnicas Nara Magalhães, Gabriela Branco e Irma Bueno, além dos estudantes Hector de Oliveira, Jéssica Pereira da Silva e Marcela Duarte.
Márcia acrescenta que é necessário ouvir as demandas dos jovens, e ressalta a possibilidade de trazer cursos inovadores para o campus, que se enquadrarem nos cenários de futuro da região.
Além disso, Márcia destacou o andamento da solicitação feita ao Governo Federal para que a Caixa Econômica realize uma análise orçamentária do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O prazo para fornecimento do orçamento é de 60 dias.