A proposta de um aumento de 3,5% no salário da classe trabalhadora dos metalúrgicos de Caxias e região foi recusada de forma unânime entre os associados na manhã do último sábado (29), após receberem a proposta do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMECS). Em nota, a entidade patronal destaca que a sugestão enviada é “coerente com a situação atual em que o Rio Grande do Sul vivencia”. Confira o posicionamento completo abaixo.
Conforme as informações divulgadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores lotaram o auditório da entidade e rejeitaram a proposta. “Não vamos mudar a situação sem lutar. Essa forma de negociação com o patronal se esgotou porque não leva em conta o esforço dos trabalhadores e das trabalhadoras dentro da fábrica,” disse o presidente Assis Melo no início da assembleia.
A pauta da Campanha Salarial deste ano foi entregue para o sindicato patronal ainda em abril. Em outras cláusulas com auxílio-transporte e auxílio-creche para a criança não tiveram avanços.
Nesta segunda-feira (01), o presidente da SIMECS, Ubiratã Rezler, divulgou uma nota da entidade sobre a decisão, salientando que a proposta é “coerente com o atual contexto do segmento e da economia do estado do RS, protege os trabalhadores na medida em que preserva os direitos da convenção coletiva em vigor, contempla avanços no transporte, no índice econômico (acima INPC do período) e segue as diretrizes da assembleia patronal.”
Confira a nota completa abaixo:
Considerando que:
– A data base da nossa CCT é 01 de junho;
– Foi publicado no último dia 10/06 o INPC de 3,34%;
– A pauta entregue pelo sindicato dos metalúrgicos;
– Os impactos causados e ainda sentidos pelas fortes chuvas que assolaram o Estado, nas atividades das empresas do nosso segmento, bem como as perspectivas dos grandes desafios futuros.
O Simecs informa que durante as últimas semanas realizou diversas conversas e reuniões com representantes da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos, com o objetivo de construir um acordo que contemplasse a realidade empresarial, bem como preservasse os interesses dos trabalhadores;
Nesse sentido, e observando as diretrizes aprovadas pela assembleia patronal, na última sexta-feira, dia 28/06, foi apresentada ao sindicato dos metalúrgicos a seguinte proposta:
– Reajuste salarial de 3,5% (considerando que o INPC do período é de 3,34%);
– Redução do Auxílio transporte de 3,5% para 2,5%;
– Proposta de criação de um comitê entre os dois sindicatos para estudar alternativas futuras para a reivindicação da ampliação do auxílio creche para os homens;
– Autorização do início das férias coletivas, para as empresas que assim optarem, na segunda-feira (23/12 ou 30/12), visto que o feriado de Natal e Ano Novo serão em uma quarta-feira.
A proposta apresentada é coerente com o atual contexto do segmento e da economia do estado do RS, protege os trabalhadores na medida em que preserva os direitos da convenção coletiva em vigor, contempla avanços no transporte, no índice econômico (acima INPC do período) e segue as diretrizes da assembleia patronal;
O Simecs aguardará o posicionamento do sindicato dos metalúrgicos sobre a avaliação da proposta e permanece aberto ao diálogo para a conclusão do processo negocial.
Por fim, o Simecs esclarece que a proposta é pública e pode ser divulgada à liderança e aos trabalhadores, a critério das empresas representadas, e recomenda que permaneçam unidas, para que, juntos, possamos chegar a um exitoso acordo para todos.
Ubiratã Rezler – Presidente do SIMECS