O encerramento para o cadastramento das famílias no programa do governo federal ocorreu na semana passada. Em Caxias do Sul, ao todo cerca de 1554 famílias foram declaradas como atingidas pela calamidade e tiveram os dados cadastrados pela Prefeitura. Entretanto, até o momento, nenhuma família foi contemplada pelo benefício, de forma que os dados seguem em análise no sistema e as mesmas, permanecem sem prazo para receberem os recursos.
Com a demora, a Prefeitura solicitou a ajuda por parte do governo federal para tentar agilizar o processo de liberação. Desta forma, uma vistoria e atualização de dados foi realizada pelo Grupo de Atendimento a Desastre (GADE) da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ao todo, em quatro dias, 25 bairros foram visitados para que as informações enviadas pelo município fossem validadas.
Com isso, é possível compreender a chamada mancha de inundação, delimitando as áreas atingidas. Conforme o analista de infraestrutura, do GADE, Gunter Moraes, como o município não foi tão afetado como os demais, a identificação é necessária para que as solicitações sejam atendidas.
O Auxílio Reconstrução prevê o apoio financeiro no valor de R$ 5.100 mil pago em uma única parcela a famílias que ficaram desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul, após a tragédia climática.
Em Caxias do Sul, desde o dia 27 de maio, um canal pelo Whats App (54) 98418.8476 é disponibilizado para orientações e envio dos dados. Além disso, os cidadãos cadastrados podem acompanhar as etapas de liberação do benefício no site gov.br.