De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o território brasileiro tem o maior número de pessoas ansiosas, ao todo são 9,3% da população. Por conta desta e outras doenças psíquicas que vem crescendo, desde 2015, acontece o Setembro Amarelo. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio. O lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.
A diretora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretária Municipal da Saúde (SMS), Marina Guerra, esclarece quais são as formas de valorizar a vida.
Em entrevista para a Rádio Caxias, uma paciente, diagnosticada com depressão e ansiedade, tenta descrever o sentimento de uma depressão profunda que enfrentou na metade de 2023. Ela ainda alerta o que não fazer para impedir este estágio da doença. Por questões de sigilo, vamos identificar ela como Bianca.
A diretora da Rede de Atenção Psicossocial, Marina Guerra, e a diretora técnica da Rede, Luciana Lunardi, explicam o que é relevante para acolher qualquer pessoa que esteja em um momento difícil.
Bianca relatou que o auxílio de um profissional da saúde mental foi ideal para a recuperação, ela ainda esclarece a importância de um psicólogo.
Bem como o tema da campanha reforça, uma das prevenções do suicídio é buscar ajuda, seja de amigos, familiares ou profissionais. A diretora técnica da Rede Psicossocial, Luciana Lunardi, explica como funcionam os serviços da SMS que não precisam de encaminhamento prévio para serem utilizados pela população.
É válido lembrar que em casos urgentes a população pode buscar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) Central e Zona Norte que têm profissionais especializados para ajudar.
Outro serviço que é ofertado para todo o Brasil e tem a ajuda da comunidade da Serra Gaúcha é o Centro de Valorização da Vida (CVV). O voluntário do centro, José Theodoro, explica qual a função do serviço.
Só em Caxias são 30 voluntários para atender as ligações do 188. Na Serra, são sete postos para a realização de serviços como grupo de apoio e o atendimento das ligações. José ainda esclarece o que deve fazer para se tornar um voluntário.
O ser humano é falho, nem sempre temos forças para lidar com os conflitos da nossa mente. Por isso, uma forma de amor próprio é se cuidar: fazer atividade física, ter uma boa noite de sono ou um tempo separado para fazer um hobbie. Mas as vezes não temos psicológico para isso, são nesses momentos que a essência do humano deve prevalecer e assim se desfazer do medo, da vergonha ou do ego para buscar ajuda de um profissional ou amigo. Durante o Setembro Amarelo a Rádio Caxias deseja que você viva. Ria, chore, abrace, lide com a raiva, o amor, o carinho. Mas que nem a pior tempestade te faça esquecer que quando vivemos em uma sociedade, nenhuma pessoa está sozinha.
TELEFONES PARA AJUDA:
- 188 (CVV)
- CAPS Reviver 24 horas (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas): (54) 3901.1302
- CAPS Novo Amanhã 24 horas (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas): (54) 2101.0555
- CAPS Infantojuvenil Aquarela 24 horas (Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes): (54) 3901.1296
- CAPS Integração (Centro de Atenção Psicossocial para adultos com transtorno mental grave e persistente): (54) 3901 1401 e (54) 98429 6217
- CAPS Cidadania (Centro de Atenção Psicossocial para adultos com transtorno mental grave e persistente): 3901.1324 e 3228.5519
SITE PARA SER VOLUTÁRIO DO CVV:
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) E OUTROS SERVIÇOS DE CAXIAS DO SUL:
https://caxias.rs.gov.br/servicos/saude/rede-de-atencao-psicossocial