Acontece que as pesquisa eleitorais de intenção de voto para as Eleições Municipais 2024 só tem validade para divulgação, se registradas através do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). O site é um trabalho da Justiça Eleitoral e a multa pela divulgação de pesquisa, sem registro, varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.
Esse cuidado é válido para todas as pesquisas publicadas desde 1º de janeiro deste ano. É importante destacar que não é vedado o uso de enquetes sobre a preferência de pré-candidatos, mas o participante precisa ser alertado de que não se trata de uma pesquisa científica.
O Chefe do Cartório Eleitoral da 169° zona, Edson Borowski, explica quando uma pesquisa pode ser feita sem registro e porque é necessário ter o cuidado de divulgar apenas estudos registrados no site do TSE.
No momento do registro é necessário descrever quem contratou e pagou, o valor e a origem dos recursos, o período de realização do levantamento, a metodologia usada e os dados do entrevistado.
O link para a verificação você encontra no site da emissora. Vale ressaltar que Caxias do Sul até o momento desta matéria ainda não tem nenhuma pesquisa eleitoral no PesqEle. O estado do Rio Grande do Sul tem 45 registros. A capital, Porto Alegre, tem o maior número de pesquisa no estado, ao todo são 14 registradas. A segunda cidade com mais levantamentos é Cachoeira do Sul, com cinco, e em seguida Vacaria, com três pesquisas realizadas.
SITE
Clique aqui para consultar as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral.