Instalado em outubro de 2023, o Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (CIOp), já apresenta resultados positivos. Conhecido como cercamento eletrônico, o sistema conta com 275 câmeras de alta performance. O número que mais chama atenção é o de roubos de veículos em Caxias, que teve uma queda de 40% na comparação de outubro a fevereiro dos dois anos anteriores.
Por exemplo, nesse período em que o Ciop está em funcionamento, foram 67 ocorrências de roubos de veículos contra 111 no período passado de cinco meses. As estatísticas também apontam a diminuição no roubo a pedestres. Nos últimos 12 meses a média diária era de dois por dia, entretanto afunilando a data para o período de atuação do Ciop a média é menor. Nos últimos seis meses o número é de 1,6 e em três meses, com amplitude do monitoramento, a média diária corresponde a 1,4. Nos três meses foram 131 ocorrências.
Na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2023, foi registrada uma diminuição de 30% nos roubos a estabelecimentos comerciais. Outro importante trabalho está ligado aos contêineres, entre janeiro e fevereiro de 2023 foram queimados 54 unidades, já no mesmo período de 2024, foram sete registros.
O secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, cita que o Centro conta com todos os órgão, de diferentes níveis, que estão na estrutura. Sobre os resultados, o titular da pasta aponta que muitos delitos já foram solucionados com o auxilio das câmeras. Ele demonstra otimismo quanto uma maior redução ainda dos indicadores.
O Ciop conta com 40 funcionários, entre policiais militares, guardas municipais, fiscais de trânsito e policiais civis. Todos alternando turnos no controle de 15 estações de trabalho, com 10 painéis de vídeo e 30 monitores de vídeo, que mostram em tempo real, 24h por dia, as imagens captadas pelas câmeras.