Há quase um ano administrado pela Prefeitura de Caxias do Sul, a unidade aeroportuária é alvo de um requerimento assinado por vereadores de Caxias. Eles solicitam ao prefeito Adiló Diomenico (PSDB), a prestação de contas do Aeroporto Hugo Cantergiani. O requerimento foi protocolado nesta segunda-feira (18). Um dos motivos sã os apontamentos de possíveis interdições do terminal, encaminhados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O autor da ideia é o vereador Adriano Bressan (PRD). O documento conta com 19 interrogativas, entre elas: os valores gastos com investimentos e melhorias na infraestrutura; intervenções realizadas no aeroporto entre maio de 2023 a fevereiro de 2024 e a prestação de contas referentes aos lucros e despesas, no período em que a prefeitura assumiu por completo o aeroporto.
Conforme Bressan, o requerimento visa a transparência por parte do Executivo com a população. Além, disso, a necessidade de investimentos destinados ao setor de aviação local, de maneira que ocorra a valorização do espaço.
O Aeroporto Hugo Cantergiani está sob responsabilidade do Município desde o dia 28 de abril de 2023, por meio de outorga assinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O requerimento foi aprovado na Câmara de Vereadores, na sessão desta terça-feira (19). A solicitação também foi assinada pelos vereadores Alexandre Bortoluz (PP), Gladis Frizzo (MDB) e Maurício Scalco (PL).