A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira (19), mas o serviço já vinha sendo realizado no local, desde o dia 15 de março. O novo endereço do Procon de Caxias é na Avenida Itália, nº 109, bairro São Pelegrino.
Conforme o coordenador, Jair Zauza, o mais importante para o órgão de defesa do consumidor continua sendo prestar um bom atendimento ao cidadão. Além disso, que a nova sede é importante neste sentido, pois oferece um espaço mais adequado em termos de infraestrutura.
O coordenador destaca que o novo endereço conta com uma ampla rede de transporte coletivo, facilitando o acesso. Ele também esclarece que o atendimento prestado ao consumidor inclui o uso de novas tecnologias pelo Procon de Caxias. Zauza ainda ressalta a realização de audiências conciliatórias, que agora poderão ser realizadas no local, desafogando o Judiciário e proporcionando maior celeridade a processos.
Ainda conforme Jair Zauza, os casos mais recorrentes de denúncias no Município tem a ver com propagandas enganosas veiculadas, especialmente, durante a Black Friday, ou então, quanto a produtos com data de validade expirada. Para evitar que situações como essa se repitam, o Procon tem realizado ações preventivas de fiscalização, em meses que antecedem períodos mais delicados para o comércio, e com alta incidência de denúncias. A ação resultou na aplicação de multas de grande vulto em pelo menos 13 estabelecimentos de grande porte em Caxias do Sul.
Em termos estatísticos, o Procon prestou, no ano passado, cerca de 27 mil atendimentos. Uma média mensal de 110 registros. Jair Zauza aidna frisou a economia gerada aos cofres públicos, com a aquisição da nova sede. O Procon Caxias conta com diversos canais de atendimento ao consumidor, entre eles, o portal proconcaxias.com.br; o telefone 151; ou ainda, o WhatsApp (54) 99929-8190.