Desde o último dia 5 de novembro, terça-feira, os eleitores que desejam fazer o alistamento (1º título), tranferência de cidade de votação, revisão de dados como troca de dados no cadastro, alteração de local de votação, entre outros, podem realizar esses procedimentos no atendimento presencial na Central de Atendimento ao Eleitor ou qualquer cartório eleitoral do Rio Grande do Sul.
Edson Borowski, especialista em Direito Eleitoral e chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, em Caxias do Sul, explica que esses atendimentos foram reabertos e permanecem até a próxima eleição, que ocorre em 2026.
Segundo Edson Borowski, mesmo o cadastro eleitoral tendo sido reaberto a poucos dias, já há um número significativo de pessoas indo realizar esses procedimentos, sendo o primeiro dia o mais movimentado.
O horário de atendimento da Cartório Eleitoral de Caxias do Sul é das 12h até as 19h, de segunda-feira à sexta-feira. Para consultar o horário de atendimento dos cartórios do Rio Grande do Sul, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS).