As obras de macrodrenagem na Avenida São Leopoldo, no cruzamento com a Perimetral Sul, em Caxias do Sul, vão impactar o trânsito na Zona Sul de Caxias, a partir desta segunda-feira (11). A obra, com um investimento de R$7,4 milhões, vai atingir uma área de 370 hectares e beneficiará cerca de 30 mil moradores dos bairros arredores, como: Centro, Panazzolo, Exposição, São Leopoldo e Rio Branco.
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, a obra está situada num local onde há três bacias hidrográficas de Caxias do Sul, em que há uma necessidade de estruturação, pois a comunidade da região sofre com alagamentos. Meletti disse que o período de início da obra foi definido devido ao baixo movimento no final do ano, mas que, ainda assim, isso deve gerar alguns transtornos nestes trechos.
De acordo com a equipe de obras, já no início da semana, uma galeria vai cruzar a rua, pouco antes do Atacadão, em frente a uma garagem de carros, bloqueando o fluxo, logo após a rotatória da São Leopoldo com a Perimetral.
Conforme o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, o tráfego de veículos será desviado pelo canteiro central para evitar o bloqueio total da via. Atualmente, o sentido da BR-116, de Galópolis à Avenida São Leopoldo, tem duas pistas e uma extensão para estacionamento à esquerda. Esta extensão será utilizada para o fluxo contrário, já o sentido da BR-116 para a Perimetral Sul seguirá com duas pistas. Agentes da Fiscalização de Trânsito vão sinalizar o local.
A previsão do engenheiro e gerente de obras do Samae, Leonério de Castilhos, é que esta fase da obra seja concluída no prazo de um mês e meio, com a data limite aproximada para o dia 20 de dezembro. Ainda conforme as informações divulgadas durante a coletiva de apresentação do projeto, a partir de janeiro do ano que vem se inicia a travessia na Perimetral Sul, em frente à Caixa Econômica Federal. Nesta segunda intervenção, uma pista por vez será interditada, a previsão é de dois meses para conclusão. Segundo o secretário de trânsito, não será alterado nenhum itinerário das linhas do transporte coletivo urbano.
Confira abaixo, as rotas alternativas para evitar congestionamentos:
- Para quem trafega da Zona Oeste em direção ao Centro, as vias alternativas incluem as ruas: Travessa São Marcos, Travessa Rio Grande, Ambrósio Colombo, Carlos Ceroni, José Martha, Sapucaia, Erna Sirtoli Uez e Fernando Francisco Kaller.
Para quem trafega da Zona Sul (da região dos bairros Bom Pastor e Esplanada) em direção à BR-116 e ao Centro, as vias alternativas incluem as ruas Ernesto Casara, Salgado Filho, Erna Sirtoli Uez, João Bettega, Luiz Rossato Primo e Alvoredo Pellini.