Realizada tradicionalmente nas segundas-feiras, a reunião-almoço (RA CIC) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, em caráter especial, reuniu os empresários da cidade, nesta quinta-feira (07), para receber a palestra do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite. Durante 40 minutos, ele falou e fez um raio-x atual do setor, trazendo para o público informações sobre a descarbonização no país, o processo de redução na emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, em especial o dióxido de carbono (CO2).
Conforme Leite, o Brasil tem uma tecnologia, um parque de fornecedores extremamente robusto, possui biocombustíveis, apresenta soluções para a descarbonização e não pode cometer erros como os cometidos em outras regiões do mundo, como na Europa, que acabou gerando desemprego. Na visão do presidente da Anfavea, é preciso realizar uma transição no país que seja responsável com o processo da descarbonização, mas também com um olhar na geração de empregos e para as oportunidades que se tem no Brasil. De acordo com Leite, existe uma explicação para que no país o perfil do consumidor seja de trocar pouco o veículo usado.
Sobre as decisões do governo federal em relação as ações junto aos fabricantes de veículos automotores, Leite respondeu:
Para Leite, não existe uma divisão entre fabricantes de carros elétricos ou a combustão.
Após a participação com o empresariado na CIC Caxias, o presidente da Anfavea seguiu para os Pavilhões da Festa da Uva, onde participou da abertura oficial da Eletric Move Brasil 2024 e 2ª Feira de Veículos, Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.