A região da Serra do Rio Grande do Sul enfrentou fortes impactos causados pelas chuvas e inundações, afetando diretamente as estradas e pontes locais. Diante dessa situação emergencial, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, convocou uma reunião com os prefeitos da região para discutir diagnósticos e ações necessárias para a reconstrução e recuperação das vias danificadas.
Durante o encontro, o secretário destacou que os prejuízos estimados nas estradas e pontes chegam a cerca de R$3 bilhões e reforçou o compromisso do governo com a segurança e a rápida restauração das vias afetadas. Os prefeitos presentes também puderam expor suas demandas e necessidades, buscando soluções para garantir a trafegabilidade e a segurança dos moradores da região.
O vice-prefeito de Antônio Prado, Elias Zulian, por exemplo, reivindicou o término das obras em estradas importantes para o município, como a ERS 437 e ERS 448 que ligam Nova Roma a Vila Flores. Segundo ele, a estrada é muito utilizada pelos moradores do interior do município e também é usada como rota alternativa em caso de queda de barreiras entre Caxias e Flores da Cunha.
Enquanto o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, destacou a urgência na reconstrução da ponte que liga Cotiporã a Bento Gonçalves pela RS-431, na qual foi levada pela força da água do Rio das Antas. O prefeito disse que é comum que a estrutura fique debaixo d’água em caso de chuvas fortes, por isso é necessário um projeto para um novo formato para que a estrutura não seja prejudicada a cada intempéries climática.
As demandas apresentadas durante a reunião serão agora transformadas em projetos concretos, para assim encaminhar a viabilização e a execução das ações necessárias para a reconstrução das vias danificadas.
Os próximos encontros com o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, ainda sem data definida, serão com prefeitos e vice-prefeitos das regiões Central, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Metropolitana.