48 anos. Esse foi o tempo em que a Ponte de Cotiporã, que ligava o município a Bento Gonçalves e outras localidades, conseguiu se manter firme mesmo com os constantes alagamentos. Contudo, a última enchente veio determinada a levar sua estrutura e na madrugada do dia 15 de maio, seu fim foi decretado.
Cerca de 40 metros da estrutura da Ponte foram levados pela força das águas do Rio das Antas, sendo assim, o Prefeito da cidade, Ivelton Zardo, destaca quais são as medidas que estão sendo tomadas para resolver a situação.
E até esse projeto ser colocado em prática, a comunidade local, além de Vila Flores, Veranópolis, Nova Prata, Fagundes Varelas, Nova Araçá entre outras cidades da região, precisam percorrer um caminho que aumenta em 4 a 5 horas a viagem pela ERS-437, a qual ainda não é totalmente segura dado a estrada não ser asfaltada e não ser possível o tráfego de caminhões.
No entanto, a busca por recursos financeiros já começou, além das verbas federais, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis (ACIV), com apoio dos municípios da região, lançou uma campanha de arrecadação de fundos para financiar as obras de reconstrução da ponte.
Todos os recursos arrecadados serão geridos pela ACIV, que garantirá total transparência na prestação de contas. Até esta segunda-feira (20), já foi acumulado R$ 73.477,01 para as obras na ponte. As doações podem ser feitas através de PIX para a conta da ACIV: [email protected].