Um dos principais acessos à região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, foi trancado no início da noite deste domingo (12), após a pista ceder. Depois de vistoria na manhã desta segunda-feira (13), a ponte da BR-116, no km 174, sobre o Rio Caí, no limite entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis foi interditada por tempo indeterminado. A decisão partiu dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que estiveram no local.
Conforme os técnicos do Dnit que vistoriaram o local, um dos pilares da estrutura da ponte foi completamente comprometido e pode cair a qualquer momento. De acordo com o Departamento, a área está sinalizada, inclusive com proibição de circulação de pedestres. A chuva na região não cessou no final de semana e o Rio Caí atingiu a cota de seis metros acima do nível normal na região.
De acordo com moradores que residem nas proximidades da ponte, como a agrônoma, Juceli Boschetti, 59 anos, tudo foi muito rápido. Segundo ela, por volta das 15h do domingo, moradores começaram a perceber que a ponte estava sofrendo um pequeno deslocamento lateral.
“Passou mais ou menos uma hora e quando foi 16h a gente percebeu que tinha acontecido algo devido ao ângulo da ponte e começamos a comunicar as autoridades, como a PRF e o Dnit, para que eles avisassem a imprensa do ocorrido, e ninguém usasse a ponte para deslocamento”, disse a agrônoma.
No começo da noite do domingo, por volta das 19h15, segundo Juceli, houve um estouro muito forte, o que para ela foi de fato, o momento em que a ponte cedeu.
“Uma tristeza para mim que sou ribeirinha e moro do lado de Caxias, ao lado da ponte. Essa ponte conta histórias e foi construída por muitas mãos, entre elas, as do meu avô, fazem 80 anos”, completou a moradora.
Para Juceli, a ponte não representa apenas uma passagem, mas o elo de ligação entre os descendentes de imigrantes italianos (em Caxias) e alemães (em Nova Petrópolis).
“O pessoal do Vale do Caí são nossos irmãos. As pessoas estão aqui para se ajudar. Rompeu não só a solidariedade, mas um braço entre nós”.
Confira a entrevista da agrônoma e moradora das proximidades da ponte do Riu Caí, Juceli Boschetti, 59 anos, concedida ao repórter Jair Júnior durante o programa Jornal da Caxias, na manhã desta segunda-feira (13).
Trecho com problemas
A BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis já apresentava problemas para o trânsito de veículos desde junho de 2023, depois que as fortes chuvas que caíram na Serra, resultaram na queda de diversas barreiras que comprometeram a pista. O local voltou a ser fechando em função do volume de água dos últimos dias e semanas, com o registro de novos problemas no trecho de Nova Petrópolis, mas não somente, ainda entre Galópolis e Vila Cristina, em Caxias do Sul, onde o asfalto cedeu, provocando o impedimento de cruzamento de veículos.
Com a interdição da ponte, moradores de localidades do interior de Nova Petrópolis, como Linha Temerária e Tirol, passam a ter ainda mais dificuldade com ligação até Caxias do Sul. Uma das formas de desvio seria a Estrada do Vinho e pelo trecho liberado da BR-116, passando pela ponte. Entretanto, agora o caminho está interrompido.