Confira abaixo a nota à imprensa emitida pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (13): “Em relação a um áudio que tem circulado em grupos de trocas de mensagens, referentes aos níveis da enchente, a Defesa Civil do Estado afirma que a Sala de Situação projeta expectativa de elevação de aproximadamente 5,50 a 5,60 metros em Porto Alegre para os próximos dias, de acordo com os modelos analisados ao longo do domingo, 12 de maio.
Afirma, ainda, que não realizou reunião de alinhamento na cidade de Taquari, e que desconhece a existência de sistema público de sirenes junto à cidade de Triunfo.”
Quanto ao monitoramento Hidrológico, a Defesa Civil informa que, nas últimas 24 horas, foram registrados volumes significativos de precipitação na região da Serra, com acumulados próximos aos 80 mm pontualmente nos vales. Em função dos altos volumes das últimas 48h, praticamente todos os grandes rios do estado apresentam tendência de elevação, com elevações rápidas em cotas de inundação severa nas bacias dos rios Caí e Taquari, e posteriormente chegando no Jacuí, sendo que as cidades nos deltas das respectivas bacias estão com a permanência da cheia. Nos rios Gravataí e Sinos continua a elevação com a descida das águas para a confluência dos rios que ocorre no delta do Jacuí com o Guaíba, sendo que no Guaíba se projeta uma nova elevação significativa dos níveis, que ainda se encontram elevados, com tendência de se elevar para valores próximos dos 5,5 metros para essa terça-feira (14/05), conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes. A Laguna dos Patos também se encontra em níveis bem elevados, e com tendências de retomar a elevação nos pontos monitorados das regiões costeiras ao longo da semana.
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. Confira aqui o último relatório sobre as ações de resgate nas localidades atingidas. Eles são divulgados diariamente às 9h, 12h, 18h. A Defesa Civil do Estado orienta às pessoas a verificarem se seus nomes constam na lista de desaparecidos. Se constar, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para verificação e regularização dos dados, com a retirada do nome da lista de desaparecidos.
- Municípios afetados: 447
(Affected cities) - Pessoas em abrigos: 80.826
(Sheltered population) - Desalojados: 538.241
(Displaced population) - Afetados: 2.115.703
(Affected population) - Feridos: 806
(Injured people) - Desaparecidos: 127
(Missing people) - Óbitos confirmados: 147
(Confirmed deaths) - Óbitos em investigação*: 0
(Deaths under investigation*) - Pessoas resgatadas: 76.470
(Rescued people) - Animais resgatados: 10.814
(Rescued animals) - Efetivo: 27.651
(State staff) - Viaturas: 4.405
(Vehicles) - Aeronaves: 41
(Aircraft) - Embarcações: 340
(Vessels)