Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Prefeito de Bento Gonçalves afirma que o  Governo Federal não terá condições de bancar toda a reestruturação necessária no Estado

  • Noriana Behrend
  • 13/05/2024
Foto: Divulgação/Prefeitura de Bento Gonçalves

Por essa razão, Diogo Siqueira salienta sobre  a necessidade de unir esforços, para garantir essa reconstrução, inclusive, da Serra Gaúcha. Neste sentido, o prefeito de Bento Gonçalves acredita que investimentos precisam ser feitos em planos de prevenção. Vale lembrar que o Município foi uma das cidades gaúchas duramente castigadas pelas enchentes, registradas no Estado, há mais de 10 dias. Inclusive, nove pessoas morreram e outras cinco continuam desaparecidas.

Conforme o prefeito de Bento Gonçalves, o Município ainda teve casas e estradas destruídas pela chuva, inclusive, no distrito de Faria Lemos e de Tuiuty , localizadas na área rural da cidade.  Além do rompimento parcial da barragem 14 de julho, que fica entre Bento Gonçalves e Cotiporã. Todas essas ocorrência ocorrem num curto espaço de tempo, dificultando o socorro às vítimas. Contudo, o prefeito assegura que a localização das pessoas desaparecidas é uma das prioridades atuais. E que, para isso, eles contam com a ajuda de pelo menos 200 bombeiros, vindos de diferentes partes do país.

O prefeito de Bento Gonçalves é categórico ao afirma que o governo federal não terá recursos para bancar toda a reestruturação necessária na bacia hidrográfica que corta a região da Serra Gaúcha. Portanto, é vital que se desenvolva protocolos de evacuação assertivos e um planejamento extenso para áreas mais sensíveis da região. Situação que motivou a reunião de prefeitos, que compõe a Serra Gaúcha, na última semana.

Questionado quanto a medidas preventivas, adotadas pelo Município, a fim de evitar novas tragédias climáticas como essa, o prefeito disse que se trata de um tema bastante complexo e que envolve questões geológicas. Uma vez que a bacia do Taquari perpassa um grande área de cânions e de formação rochosa, ou seja, propensa a deslizamentos. Diante disso, o Município tem feito todo o mapeamento da área, com a ajuda de uma força-tarefa formada por mais de 40 profissionais.

Na opinião do prefeito, a tragédia, sem precedentes no Estado, poderia ter sido ainda maior se a área atingida tivesse uma densidade populacional mais expressiva. Pois, os protocolos de evacuação disponíveis são muito ineficientes e difusos, com sistemas de alerta nada coesos e que dificultam ações mais assertivas em condições adversas.

Tags:
  • bento gonçalves
  • chuvas
  • estragos
  • Faria Lemos
  • prefeito de Bento
  • Recurso Federal
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Rompimento de adutora pode provocar falta de bastecimento em mais 40 bairros de Caxias

  • Tahena Irigoyen
  • 13/05/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Ponte da BR-116 é interditada entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis

  • Redação
  • 13/05/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Agenda em Brasília garante avanços para obras do túnel da Matteo Gianella e do aeroporto de Vila Oliva

  • 30/06/2026
ler post

Professora da UCS vai participar do Grupo de Trabalho para estruturar mercado de carbono no Brasil

  • 30/06/2026
ler post

Secretaria da Saúde inicia vacinação contra pneumonia e meningite para crianças e grupos especiais nesta quarta

  • 30/06/2026
1 comentário
  1. Luiz Carlos Bombassaro disse:
    13/05/2024 às 12:09

    Peca ajuda aos empresários

Comentários estão fechados.

Leia também
  • Caxias sofre gol no último minuto e empata com o lanterna da Série C
  • Brigada Militar prende casal e recupera material de construção furtados de obra em Caxias
  • Jogo do Brasil na Copa do Mundo altera horário de Náutico e Juventude
  • Volare fornece quatro unidades do Fly 10 Fretamento para Panda Logística e Turismo
  • Tecnoway conquista 1º lugar Geral no Torneio Brasil de Robótica e se classifica para etapa nacional
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

13/05/2024 - Atualizado em 13/05/2024 - 11:08

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar