A Polícia Civil, através da DRACO de Caxias do Sul e com o apoio operacional das delegacias da 8ª região policial, realizou a 2ª Fase da Operação Matriz com êxito. O grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas e atentados violentos na região da Serra Gaúcha foi desmantelado. Nesta operação, foram realizadas 16 prisões preventivas, 1 prisão em flagrante por tráfico (com a apreensão de 3kg de maconha), 14 mandados de busca e apreensão, e a apreensão de 2 veículos.
Após uma investigação de cinco meses, os principais líderes e membros do grupo foram identificados, revelando uma operação organizada e articulada. Os líderes coordenavam as atividades ilícitas e gerenciavam o tráfico de drogas de dentro da prisão. Um dos líderes é uma das principais figuras de uma das facções criminosas atuantes na região serrana. Além dos líderes, outros membros desempenhavam papéis específicos na distribuição e comercialização de entorpecentes.
A investigação mostrou que o grupo operava de forma complexa, abrangendo logística, armazenamento, fracionamento e distribuição de drogas em grande escala. Também foi descoberto que utilizavam contas bancárias, veículos e residências para ocultar e movimentar os lucros do tráfico.
Foi constatado também que o grupo utilizava de violência ou “atentados” para conquistar territórios de grupos rivais ou de traficantes independentes. No período de investigação, durante o monitoramento dos investigados, os policiais realizaram a prisão em flagrante de 03 pessoas por tráfico de drogas e descobriram um laboratório de drogas na cidade de Flores da Cunha, onde foram apreendidos 22 quilos de cocaína, 1 quilo de maconha e porções de crack.
Na primeira fase da OPERAÇÃO MATRIZ, realizada em novembro de 2022, resultou nas prisões preventivas de 08 integrantes do grupo criminoso e apreensão de 01 arma de fogo.
O resultado das duas fases representam um golpe significativo contra o crime organizado na região serrana, demonstrando o compromisso das autoridades em combater as organizações criminosas atuantes na serra gaúcha e garantir a segurança da comunidade.
O saldo total das ações da OPERAÇÃO MATRIZ, nas duas fases, contabiliza:
28 prisões realizadas
33 mandados de buscas cumpridos;
4 veículos apreendidos;
22 quilos de cocaína apreendidos
4 quilos de maconha apreendidos.
Diversas porções de crack apreendidos.
01 arma de fogo
Por fim o Delegado Regional explica que esta ação visou a asfixia do tráfico de drogas e o combate ao aumento dos CVLIs ocorridos nos últimos meses na Serra Gaúcha.