Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) indica uma leve queda de pontos de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS). No mês de janeiro, a pesquisa apontou um resultado de 51 pontos. Já em fevereiro, houve um recuo de 0,5 pontos. Dado que resultou no encerramento do mês em 50,5 pontos.
O ICEI-RS é o responsável por apontar os resultados das avaliações dos empresários, condições atuais e expectativas futuras, sobre as empresas e a economia brasileira. Apesar dos números estarem acima da linha divisória dos 50 pontos, que delimitam presença e falta de otimismo, o resultado indica que ele está em um nível muito baixo.
O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, a CIC, Celestino Loro, explica o motivo da queda do indicador. Segundo ele a insegurança da economia deixa o empresário menos confiante.
Celestino repercute ainda o impacto dos resultados para a economia da Serra Gaúcha. O presidente da CIC avalia que a realidade nacional impacta a indústria da região.
Ainda conforme a pesquisa da Fiergs, a queda do índice entre janeiro e fevereiro refletiu exclusivamente a deterioração nas percepções referentes à economia brasileira. A alternativa de melhora e aumento dos índices é a partir da redução de despesas e custos a partir do governo.