Pesquisador afirma que empresas devem buscar parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias
O professor de Transformação Digital, Marketing e Vendas, Marketing Digital, Estratégia, Inovação e Governança em TI pela Fundação Dom Cabral, Diocélio Goulart, foi o convidado da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) para a Reunião-Almoço da entidade desta segunda-feira (8).
Goulart abordou o tema “Transformação digital e o impacto no seu negócio”. Segundo ele, o empresariado deve ter como meta de organização o planejamento de aspectos estratégicos da transformação digital. O professor lembrou da importância da adaptação e inovação das organizações em um ambiente cada vez mais digitalizado.
Para Goulart, o Brasil é uma referência em tecnologia na América Latina e país pioneiro em muitas questões tecnológicas. Entretanto, durante a palestra, o pesquisador recordou que a adoção a tecnologia digital ainda precisa de maiores investimentos nas organizações de médio e pequeno porte. Ele salientou que é necessária uma parceria total do meio empresarial com outras instituições, abrindo novos espaços além fronteiras.
O pesquisador também afirmou que o empresariado precisa entender que irão surgir novos sistemas de gestão em interfaces completamente remodeladas, ocasionando experiência de um novo momento em termos de gestão empresarial. Goulart também observou que, embora as novas tecnologias estejam em efervescência e a Inteligência Artificial (IA) evolua rapidamente, a ferramenta ainda possui limitações. finalizou dizendo que “a IA não substituirá completamente o trabalho humano. Na visão do pesquisador, ela poderá sim ajudar novas tarefas a serem mais eficientes e produtivas.