A reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal ocorre nesta segunda-feira (8), no plenário. A mobilização em torno do assunto, teve início no ano passado. O projeto visa a construção de uma Universidade Federal na região Nordeste, formada pela Serra, os Campos de Cima de Serra e Região das Hortências o que corresponde a 49 municípios.
A proposta foi incluída no Plano Purianual do Governo Federal e se tornou uma das mais votadas. Em dezembro do ano passado, em Brasília, uma comitiva realizou a entrega proposta coletiva para a construção da Universidade. No documento entregue, foi demonstrado que a região Nordeste conta com mais de 1,2 milhão de habitantes e forma o segundo maior PIB do Estado oriundo de 11 municípios da região.
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui apenas seis universidades federais e nenhuma delas localizada na região Nordeste. Conforme a vereadora e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal, Rose Frigeri (PT) a comunidade deve estar mobilizada para que o projeto seja concretizado.
O encontro ocorre às 19h é aberto ao público e vai contar com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Além de vereadores e instituições públicas e privadas da área de educação, os deputados estaduais Pepe Vargas (PT) e Carlos Búrigo (MDB), e a deputada federal Denise Pessôa (PT) estão confirmados para participarem.