A 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com o tema “Colecionando Histórias e Memórias”, foi oficialmente lançada na manhã desta segunda-feira (2), em uma cerimônia no GNC Cinemas. O evento inicia de 27 de setembro a 13 de outubro na Praça Dante Alighieri.
A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação do musicista Lúcio Yanel, seguida pelos discursos dos responsáveis pela organização da feira. Entre elas, a patrona da 40ª edição, Helô Bacichette, o Amigo do Livro, Roger Castro, e a vice-prefeita Paula Ióris.
A secretária da Cultura, Magali Quadros, destacou o simbolismo do tema deste ano, que rememora quatro décadas de incentivo à leitura e à cultura na segunda maior cidade do estado.
Entre as novidades anunciadas para este ano, destaca-se o aumento de 25% no número de bancas, comparado a 2023, subindo de 18 para 24, com o retorno da área infantil.
A escritora caxiense Helô Bacichette, escolhida patrona da 40ª edição, possui foco na produção literária infanto-juvenil, Helô pretende lançar seu 30º livro nesta edição da feira. Para a escritora, a feira é uma oportunidade de fortalecer os laços com OS leitores e inspirar novas gerações.
O contador de histórias e doutor em Educação pela UCS, Roger Castro, escolhido como Amigo do Livro, conta com uma trajetória como pesquisador marcada pela ênfase no estudo da contação de histórias, dinâmicas literárias e ludicidade.
A programação desta edição conta com a presença de autores nacionais, como Itamar Vieira Junior, Raphael Montes, Daniel Galera e Mariana Salomão Carrara. Ao todo, estão previstos 60 bate-papos e palestras com escritores.
Uma das atrações principais da Feira, o tradicional “Passaporte da Leitura”, também está confirmado. No projeto, escolas municipais recebem livros de diversos autores, que são trabalhados em sala de aula. Durante a feira, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades interativas com os autores dos livros lidos, enriquecendo sua experiência literária.