Nesta segunda feira (2), em solenidade realizada no Gabinete da Reitoria do Campus-Sede da UCS, ocorreu o ato de assinatura do acordo entre a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura de Caxias do Sul visando à elaboração da Etapa 1 da segunda Fase do projeto Resíduos Serra (RS UP). O compromisso foi selado pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, entre outras lideranças de órgãos regionais.
O acordo contempla ainda o acompanhamento do processo de licenciamento ambiental (licença prévia e licença de instalação) para instauração de uma unidade teste de geração de energia e produtos de valor agregado, a partir de resíduos sólidos urbanos do município de Caxias do Sul. A unidade será instalada junto ao Aterro Sanitário Rincão das Flores, na localidade de Apanhador, divisa com São Francisco de Paula.
O projeto que visa conceder uma destinação mais adequada aos resíduos sólidos, deu mais um passo importante nesta semana. As discussões teóricas se iniciaram em 2019, ainda antes da pandemia, a execução da etapa I ocorreu em 2021, com a caracterização dos resíduos sólidos, ensaios em escala laboratorial e licenciamento ambiental.
A etapa inicial foi desenvolvida pela UCS com adesão de 32 municípios da região da Serra, e acompanhamento técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Com a assinatura do acordo, Caxias do Sul se torna o sétimo município a aderir a fase II do projeto Resíduos Serra, juntando-se a Flores da Cunha, Gramado, Serafina Correa, Paraí, Monte Belo do Sul e Vista Alegre do Prata. Com a movimentação de Caxias, espera-se que mais municípios prossigam com a assinatura dos termos da segunda fase.
![](https://www.radiocaxias.com.br/wp-content/smush-webp/2024/09/WhatsApp-Image-2024-09-02-at-10.45.22-1160x870.jpeg.webp)
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, reiterou o compromisso da UCS com a busca por soluções mais inteligentes e sustentáveis para problemas comuns da sociedade.
A etapa II do projeto consiste na instalação e operação da unidade de teste no Rincão das Flores. A operação, em caráter experimental, terá capacidade máxima de processamento de cinco toneladas diárias de resíduos sólidos urbanos. O coordenador técnico do RS UP e responsável pelo Laboratório de Energia e Bioprocessos da UCS, professor Marcelo Godinho, ressalta que para realização dos próximos passos do projeto, é necessária a liberação da licença de instalação.
Entre os benefícios ambientais proporcionados pelo projeto, Godinho, destaca a redução dos gases de efeito estufa a partir da descarbonização. A iniciativa também vai de encontro com os objetivos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos de eliminação dos lixões e aterros controlados.
Além da UCS, o RS UP possui como idealizadores o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), responsáveis pela governança do projeto.