O Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), segue com estoque de medicamentos estável, em Caxias do Sul. Com o atual cenário, o principal impacto ocorre na logística, os medicamentos que anteriormente eram recebidos dentro de um dia passaram a contar com uma demora de 4 dias diante das intercorrências viárias.
Atualmente, ocorre a autorização para que pessoas que tenham perdido os medicamentos na calamidade, possam realizar a retirada em mais de um momento no mesmo mês vigente. Além disso, a medida do Governo Federal permite o acesso a medicamentos para tratar asma, hipertensão e diabetes mesmo para quem está sem documentos oficiais com foto, CPF e receita ou prescrição médica, caso de muitos que tiveram as residências tomadas pela água.
Farmacêuticos que atenderem pessoas com a documentação incompleta devem fornecer uma declaração para preenchimento e assinatura do paciente. Segundo a diretora-presidente da Farmácia do Ipam Valquiria Vaccari, entre as medidas de contigência ocorre a solicitação diária das medicações de maneira que o estoque seja mantido.
A Farmácia Ipam ainda realiza atendimentos por meio de unidade móvel em localidades do interior , o serviço também se mantém sem intercorrências. Ainda, se o paciente estiver impedido de comparecer à farmácia, pode nomear um representante que, com uma simples autorização assinada, será habilitado para retirar os medicamentos necessários.