O Governo Federal destinou R$13.051.568,17 ao Hospital Pompéia. A verba servirá para garantir o aumento do Teto Mac para os serviços de traumatologia e ortopedia da instituição hospitalar de Caxias do Sul. A portaria 3.776, que confirma o repasse do recurso, foi publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (17).
O Teto MAC é um valor repassado pela União para custear ações e serviços de saúde na média e na alta complexidade dos estados e municípios. Entretanto, a tabela dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), levada em consideração, está defasada e não dá todo o aporte necessário as instituições.
A revisão atende o déficit anual deixado pelo excedente de cirurgias realizadas no hospital, que é referência para a região. A CEO do Pompéia, Lara Sales Vieira explica que a portaria do Mistério da Saúde prevê que o Hospital faça 800 cirurgias por ano nos seguimentos de traumatologia. Porém, o contrato existente com a prefeitura é de 1.750 procedimentos anuais. Lara aponta que o acréscimo do Teto MAC tem grande auxilio financeiro.
O Hospital Pompéia é referência para mais de um milhão de pacientes de 49 municípios da região. Entre as atividades desenvolvidas na instituição uma das principais são atendimentos de ortopedia e traumatologia.