A declaração foi feita pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta terça-feira (16). Segundo ele, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que estava sem receber voos desde o dia 3 de maio quando a cidade foi atingida por fortes temporais, deve voltar a operar de forma parcial em outubro e estar completamente funcional até dezembro. De acordo com o ministro, as operações serão retomadas em duas fases pela concessionária do aeroporto, Franport. A primeira fase corresponde a abertura de 1,7 km da pista em outubro, seguida pela segunda fase, com cerca de 2km, em dezembro,
Recentemente, as operações de bagagens foram retomadas no aeroporto, com a realização de check-in no terminal e transporte posterior das bagagens por ônibus até a Base Aérea de Canoas, que se tornou o principal ponto de apoio aéreo. Costa salienta a relevância da reabertura, que inicialmente deve contar com 50 voos diários, mas ressalta que a medida ainda precisa ser validada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sem previsão para conclusão.
A Concessionária necessita de R$ 700 milhões , parte dos quais já segurada, em discussão com as empresas e com o governo no processo de reequilíbrio econômico. Este processo visa ajustar as cláusulas contratuais para evitar que a concessionária tenha prejuízo e, eventualmente, deixe de cumprir as obrigações devido a problemas financeiros.