Devido ao bloqueio da ponte de Feliz por 90 dias a partir desta segunda-feira (15), travessia que se tornou uma das principais alternativas entre Caxias do Sul e a Região das Hortênsias depois da ponte sobre o Rio Caí ceder na BR-116 em maio, a estrutura metálica tornou-se o principal caminho entre Caxias e Nova Petrópolis.
A estrutura passará por manutenção após danos causados pelas chuvas de maio. Com a ponte metálica provisória sem data para instalação entre os distritos de Vila Cristina e São José do Caí, há outros caminhos alternativos para atravessar o Rio Caí, como a Ponte do Bananal em Vale Real. porém pequenas elevações no nível do rio, contudo, deixam a estrutura submersa, obrigando a busca por outros caminhos.
Esses problemas com pontes e deslizamentos nas estradas prejudicam não só os motoristas, mas também a cadeia produtiva que movimenta a economia da região. Segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Mayara Senna dos Reis, houve um impacto nas visitações do fluxo turístico mas que com a retomada dos grandes eventos que movimentam a cidade, automaticamente os números foram sendo restabelecidos.
Segundo informações do DNIT, a ponte definitiva da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, já teve as obras iniciadas, com previsão de conclusão em fevereiro. A ponte metálica provisória tem estimativa de ser entregue até o fim de julho, mas ainda sem uma data confirmada. A ideia inicial era entregar a estrutura no mês passado, mas a cheia do Rio Caí danificou as cabeceiras que estavam em fase de construção.
Outras opções de acesso:
Via ponte do Bananal: Passar pela ponte do Bananal e retornar à BR-116 pela Rua Silvestre Zimmermann, transitando pela Linha Temerária.
Via Bom Princípio: Acessar Bom Princípio pela ERS-122. Pela rodovia estadual, entrar na Rua São Luís, e seguir pelas estradas Conselheiro João Braun e Júlio de Castilho até o interior de Feliz. Pela Estrada São Roque, chegar ao município de Linha Nova. Dessa localidade, retomar à BR-116 entre Picada Café e Nova Petrópolis.
Via São Francisco de Paula: Trafegar pela Rota do Sol (RSC-453) até Tainhas, em São Francisco de Paula, e converter à ERS-020. Na sequência, pegar a ERS-235 para chegar até Canela e Gramado. Pela mesma rodovia, é possível chegar à Nova Petrópolis.
Via São José do Hortêncio e Presidente Lucena: A PRF recomenda, ainda, acessar Nova Petrópolis a partir de Caxias do Sul contornando por São Sebastião do Caí e, na sequência, passando pelos municípios de São José do Hortêncio e Presidente Lucena.