Na última semana uma importante marca para a medicina e a tecnologia foi alcançada. A Unimed Nordeste-RS comemora a 50ª cirurgia robótica realizada dentro do Complexo Hospitalar. A modalidade de procedimentos foi implantada no mês de março e fez a operação de 47 homens e três mulheres. Ao longo desses meses os procedimentos foram nas áreas de urologia, cirurgia geral e coloproctologia. A cirurgias feitas pelo robô Da Vinci são consideradas padrão ouro para diversas especialidades cirúrgicas. Assim como os médicos que utilizam a técnica são capacitados para as atividades.
Os diferenciais em comparação a operações convencionais são diversos. Entre eles se destacam a alta precisão, redução dos riscos de complicações e do tempo de recuperação do paciente. As intervenções são minimamente invasivas, e com o bom desempenho tecnológico possibilita a ampliação em mais de 10 vezes e em alta definição. O presidente da cooperativa médica, Dr. André Leite, comemora a marca atingida e o desempenho da alternativa.
O médico comenta quais os planos para o futuro da cooperativa médica dentro do segmento de robótica. André Leite explica que o próximo investimento será em um centro de treinamento.
Ao trabalhar na implantação do robô Da Vinci na Serra, em três anos, a Unimed investiu R$ 15 milhões. O Centro de Cirurgia Robótica Unimed fica localizado no Bloco B do Complexo Hospitalar.