O ex-presidente Michel Temer foi o convidado da RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), desta segunda-feira (29). A palestra on-line teve como tema “A Constituição Federal e o Brasil de hoje”. Temer conectando-se de São Paulo, palestrou a um público estimado em 150 pessoas reunindo empresários caxienses de diferentes áreas. O ex-presidente alertou aos presentes, em relação a Constituição Brasileira, que as chamadas autoridades, como o Presidente da República, o Senado federal, a Câmara dos Deputados, os Ministros do Supremo, os governadores, os prefeitos e os vereadores, são autoridades constituídas e porque constituídas, secundárias. Segundo ele, elas não são autoridades primeiras. Na visão do ex-presidente, a única autoridade verdadeira e real, palpável, existente no nosso sistema, chama-se povo. Conforme Temer, a Constituição diz em seu corpo interior que todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido.
Durante a fase de questionamentos, o ex-presidente defendeu a adoção do sistema semipresidencialista, que, na opinião dele, traria mais estabilidade e equilíbrio ao País.
O ex-presidente também defendeu a pacificação política interna, em que se estabeleça um debate de ideias, de temas de governo e dos problemas nacionais. Para Temer, a tranquilidade institucional e social é um pressuposto para o desenvolvimento.