O documento que visa a autorização para a instalação de semáforos na RS-122, em Forqueta, e na RSC-453, próximo à Fundação Marcopolo, foi apresentado ainda em abril pelo Executivo. Nesta segunda-feira (29), o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), em reunião com o diretor do DAER, Luciano Faustino, cobrou sobre a demora na autorização para a instalação.
A previsão é que os equipamentos sejam instalados pelo próprio município, que também será responsável pela manutenção e operacionalização. Apesar de todas as etapas serem realizadas pela gestão municipal, é necessário que os projetos recebam o aval da concessionária responsável pela jurisdição das rodovias RS-122 e RSC-453, e é esse processo que está causando a demora.
Segundo Fastino, o DAER ainda aguarda os laudos técnicos da SELT e da SEPAR para a autorização ao município de forma que deve promover um retorno até está terça-feira. Na ocasião, Didomenico ressaltou que, caso o prazo para o retorno não seja cumprido, determinará a instalação imediata dos semáforos.
Na rotatória de acesso à Fundação Marcopolo, está prevista a instalação de um conjunto completo de semáforos nos dois sentidos da RSC-453, que abrange a Estrada Municipal José Dedavid e a Rua Jayme Guilherme Muratore Filho.
A reunião também abordou o acesso ao loteamento Alvorada na RS-122, entre Caxias e Flores da Cunha, nas proximidades da empresa Eaton. O DAER havia feito uma intervenção na pista para segurança dos motoristas ao acessar o loteamento, mas a concessionária retirou a sinalização sem aviso prévio. Conforme o diretor do DAER, a sinalização deve ser reinstalada no trecho. Além disso, foram anunciadas melhorias na sinalização na Rota do Sol, desde a saída de Caxias até Fazenda Souza, e no acesso a Criúva, em Vila Seca.