A Universidade de Caxias do Sul está lançando o Programa Pró-Fauna Serra, uma iniciativa de extensão universitária que fortalece ações externas para a educação ambiental e incentiva a participação ativa da comunidade na preservação dos ecossistemas locais. Dentre as atividades planejadas, destacam-se a reabertura do Zoológico da UCS para visitação pública e escolar a partir do dia 10 de dezembro (sendo exclusivo para os alunos do CETEC Fundamental nesta data), novas ações educativas envolvendo a Patrulha Ambiental da Brigada Militar ( PATRAM) e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar, além da campanha “Abrace Nosso Zoo”, aberta para doações e apadrinhamento. Através do Programa Pró-Fauna Serra, essas e outras atividades contínuas já realizadas no UCS Zoo serão formalizadas, com certificação para os participantes.
Após quatro anos operando apenas com assistência aos animais, o UCS Zoo volta a receber visitantes. Mais do que responder a uma demanda da comunidade, a reabertura consolida um dos principais projetos de educação ambiental da Universidade, transformando seu zoológico em um centro de excelência em recuperação e conservação de animais silvestres no Rio Grande do Sul. As visitas são gratuitas e ocorrem aos sábados e domingos, das 13h às 18h, para o público em geral; e às terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde, para a comunidade escolar. Para ambos os casos, é necessário agendar previamente.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Rech, fala sobre a reabertura do zoológico da universidade.
Os visitantes encontrarão o UCS Zoo renovado, com informações sobre os mais de 80 animais de cerca de 40 espécies que fazem parte do plantel, além de novas orientações para garantir uma visita segura e informativa. Com a reabertura ao público, chega também o site do UCS Zoo, que oferece informações, serviços e curiosidades sobre o local, e a campanha constante “Abrace Nosso Zoo”, que visa arrecadar contribuições de qualquer valor para ajudar nos custos de manutenção do zoológico. As doações podem ser feitas via QR Code e/ou chave PIX, disponíveis no site do UCS Zoo. Além disso, a campanha possibilita o apadrinhamento dos 28 recintos onde os animais estão alojados – duas empresas já receberam apoio e terão suas marcas expostas nos recintos.