A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Celestino Loro, à reportagem da Rádio Caxias no início da noite desta quinta-feira (23). De acordo com o líder empresarial, a ideia da entidade era que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e, cumulativamente, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, participasse de uma RA CIC (Reunião-Almoço), na próxima segunda-feira (27), com empresários e a representação das entidades da comunidade como sempre acontece. Entretanto, conforme informações da agenda da vice-presidência, Alckmin chega em Caxias pela manhã, faz uma visita a empresa Marcopolo e às 11h30 da segunda-feira segue para a CIC onde se encontra com empresários e depois almoça.
“O vice-presidente, Geraldo Alckmin, vai estar visitando a nossa CIC Caxias na segunda-feira (27). Não teremos um evento aberto, tradicional como é a nossa RA, mas vamos ter um encontro reservado com cerca de 80 empresários e lideranças empresariais regionais que vão recepciona-lo”, afirma Celestino.
Conforme o presidente da CIC Caxias, na oportunidade, a entidade vai procurar apresentar um documento com reivindicações fundamentais para a recuperação das empresas atingidas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul
“Queremos o apoio para uma recuperação dos negócios que se conectem com o ambiente federal de soluções. Vamos reivindicar e reiterar a necessidade de termos uma atenção com nossas rodovias e acessos rodoviários, especialmente, da BR-116 e da BR-470 que são vias importantíssimas e que estão interrompidas por vários dias. Nós precisamos de um verdadeiro mutirão para que, no mais breve possível, possamos estabelecer esses contatos e conexões com a Serra Gaúcha”, recorda o líder empresarial.
Além disso, Celestino afirma que existe a necessidade de estabilizar as regras trabalhistas em função dos problemas com as fortes chuvas no Estado, que neste momento estão gerando insegurança entre os trabalhadores e também empresas que estão fechadas e não estão conseguindo exercer suas funções e atividades. Conforme ele, os trabalhadores não estão conseguindo nem chegar até as empresas para trabalhar.
“É preciso que o governo entre nesse jogo. Que ele regulamente isso e possa assumir o pagamento dessas dívidas. Que ele entregue estabilidade, tanto para os empregados que foram atingidos quanto para as empresas, que nesse momento não tem condições de fazer frente a mais esse compromisso”, relata Celestino.
Para o presidente da CIC Caxias, é necessária ainda uma conexão direta com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Segundo ele, é imprescindível que se desenvolvam programas de financiamentos expressivos com prazos longos e com juros zero ou muito subsidiados.
“Muitas empresas terão que começar do zero ou do negativo. Perderam seu ponto fabril, os estoques e muitos de seus clientes. Um cenário econômico muito difícil. Precisam que o governo federal coloque recursos para recuperar a economia do Estado”, finaliza Celestino.
Após o encontro e almoço com empresários de forma reservada, Alckmin deverá conceder uma entrevista coletiva à imprensa, às 13h, na CIC Caxias. No período da tarde, o vice-presidente cumpre agenda política na cidade.
Acompanhe, em áudio, manifestação do presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, durante o programa Lance Direto da Rádio Caxias, na noite desta quinta-feira (23).