O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, visitou Caxias do Sul durante esta segunda-feira (27). Pela manhã, ele foi até as dependências da Marcopolo, no bairro Ana Rech, onde conheceu alguns setores da empresa. Depois se dirigiu até a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, onde conversou de forma reservada, com empresários, prefeitos, líderes de entidades locais e regionais e políticos.
Durante o encontro que antecedeu o almoço do vice-presidente na entidade empresarial, a diretoria da CIC Caxias, entregou um documento reivindicando do governo federal, auxílio na segurança trabalhista depois que muitos empresários tiveram perdas em seus negócios provenientes das fortes chuvas e enchentes no Estado. A entidade empresarial também solicitou ajuda na reconstrução de rodovias da Serra, como a BR-116 e a BR-470. Alckmin respondeu a perguntas de jornalistas durante coletiva, também realizada na CIC, e disse que o governo federal está pronto para fazer a sua parte, reconstruindo a infraestrutura do Rio Grande do Sul.
Alckmin também disse em Caxias do Sul, que um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nas próximas horas, deverá estabelecer uma linha de crédito para grandes empresas.
Durante a coletiva de imprensa na CIC Caxias, o vice-presidente esteve acompanhando do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góis; do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; do Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, ainda o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro.
Depois de deixar a CIC Caxias, Alckmin participou de um encontro no Sindicato dos Comerciários em Caxias do Sul (Sindicomerciários). Mais de 120 pessoas, entre elas, sindicalistas, representantes de 20 entidades sindicais, entre centrais, federações e sindicatos, compareceram ao encontro. Também participaram do momento, deputados federais, estaduais, prefeitos, dirigentes de órgãos públicos e vereadores.
Na oportunidade, o vice-presidente se comprometeu em nome do governo de que construirão alguma proposta que atenda a demanda de proteção dos empregos mas respeitando as especificidades de cada lugar dentro do estado, pois as realidades não são homogêneas. A deputada Denise Pessôa (PT-RS), reforçou a solicitação de recursos para abertura de 40 leitos no HG, também de um olhar especial para a infraestrutura da Serra e pela internacionalização do aeroporto de Caxias. Ela entregou três ofícios ao vice presidente.
Após o encontro no Sindicomerciários, o vice-presidente se dirigiu até o Aeroporto Hugo Cantergini e retornou à capital federal.