Essa é a tendência, segundo o Ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Durante sua estada em Caxias do Sul nesta segunda-feira (27), acompanhando a comitiva do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, Pimenta afirmou que o governo federal aguarda pela conclusão de uma ponte provisória montada pelo Batalhão de Engenharia do Exército na RST-287, próximo à Santa Maria. Ao final do trabalho na região central do estado, Pimenta confirma que o exército começará a montagem, também de uma ponte provisória, na BR-116, no limite entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Ela substituirá, conforme o ministro, a que cedeu e teve sérias conseqüências devido à enchente no Rio Caí depois das fortes chuvas.
Foto: Tales Armiliato / Rádio Caxias
Questionado sobre o possível período para a finalização da ponte provisória entre os dois municípios, o ministro preferiu não prometer nenhuma data. Salientou que o serviço para a execução de um trabalho desta natureza não é simples. De acordo com ele, em Santa Maria, o período levado para a chegada dos equipamentos até o início da montagem da ponte provisória foi de sete a dez dias.
Outro assunto de destaque na visita do ministro à Caxias do Sul, foi o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O local necessita de obras imediatas segundo empresários e a comunidade regional, principalmente depois que se tornou referência para o recebimento de novos voos comerciais, com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, atingido pelas fortes chuvas na capital gaúcha.
Depois de vistoria no dia 13 de maio, a ponte da BR-116, no km 174, sobre o Rio Caí, foi interditada por tempo indeterminado. A decisão partiu dos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que estiveram no local.