A tradicional celebração da Sexta-Feira Santa mobiliza a comunidade, no dia 29 de março, a partir das 9h. Aproximadamente 30 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se reúnem para encenar a paixão e a morte de Jesus. O calvário do Mestre dos cristãos será revivido ao longo das escadarias do Parque de Eventos da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. Este ano, os atores vão apresentar cenas da parábola do Bom Samaritano.
A encenação inicia com a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, que tem como tema, este ano, “Fraternidade e Amizade Social”. A representação segue percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até à morte dele por meio da crucificação. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon.
Segundo o religioso, as encenações promovem um momento de reflexão, integração e de demonstração da fé. Além disso, a Diocese promove diversas atividades que proporcionam a interação da juventude com diferentes formas de praticar a crença, entre elas, a via sacra.
Durante a celebração, os participantes podem realizar a doação de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal. Eles serão destinados a famílias atendidas pelas paróquias da região norte de Caxias do Sul. A entrada principal ocorre pelo portão 6, localizado na descida da Rua Ludovíco Cavinato. Em caso de chuva, a programação será realizada na área interna dos fundos do pavilhão 2.