A criação de uma frente parlamentar evangélica, no Legislativo caxiense, foi destacada pelo vereador Calebe Garbin/PP, na sessão ordinária de quinta-feira (6). Ele comunicou que, nos próximos dias, deverá apresentar um requerimento com essa proposta. O progressista atua como presbítero na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caxias do Sul há mais de 10 anos e luta pelas causas da comunidade evangélica e de outras religiões.
Em conversa com a Rádio Caxias, Garbin afirma que embora o estado brasileiro seja laico, ele não é laicista. Uma das razões para a criação dessa frente é reconhecer a grande ação social realizada pelas igrejas.
A segunda razão apontada pelo vereador é que conforme o último censo do IBGE, em 2022, Caxias do Sul tem cerca de 60 mil pessoas denominadas cristãs evangélicas. Porém, os cristãos católicos serão bem-vindos nessa frente, e também, inclusive, não-cristãos que comungam dos mesmos valores.
Calebe Garbin explica porque a Frente Parlamentar Evangélica deve ser criada mesmo já havendo uma grande bancada de direita no parlamento caxiense. O motivo é que até mesmo alguns vereadores do dito “centrão” são apoiadores dessa causa. Esse debate, segundo Garbin, é suprapartidário.