No calendário da saúde, os meses do ano são representados por diferentes cores que estão relacionadas a diversas doenças, com o objetivo de conscientizar a população sobre medidas preventivas e políticas públicas. Em fevereiro, duas cores são destacadas: o laranja, que destaca a leucemia; e o roxo, que tem por objetivo conscientizar a população acerca de doenças neurológicas como alzheimer e epilepsia, e também doenças reumatológicas como lúpus e fibromialgia.
A médica neurologista Paula Caprara Gasperin, afirma que a campanha do Fevereiro Roxo surgiu para desmistificar essas doenças. Ela também afirma que o alzheimer gera um grande impacto social.
Outra doença contemplada pelo Fevereiro Roxo é a epilepsia. Segundo a doutra Paula Gasperin, é a quarta doença neurológica com maior número de pacientes no mundo, e também é uma enfermidade que causa impacto social.
Não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o jejum prolongado e a privação de sono são fatores importantes para impedir possíveis casos de crise epiléptica. Para evitar o Alzheimer, é possível adotar hábitos saudáveis de vida, como manter a mente ativa com leitura, jogos de memória ou estudos, praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada.