A reportagem da Rádio Caxias, procurada por diversos ouvintes que tiveram viagens remarcadas e deslocamentos de voos para Florianópolis devido ao mau tempo nesta semana, buscou entender sobre o avanço na liberação dos recursos para obras no Aeroporto Hugo Cantergiani. A reportagem conversou com o deputado federal, Maurício Marcon (Podemos) que com o deputado, Marcel Van Hattem (Novo), anunciaram a destinação de R$1,5 milhão em verbas parlamentares para a compra do equipamento PAPI e destinadas ao aeroporto.
Segundo o deputado, Maurício Marcon, diversos fatores contribuíram para o aeroporto não receber as melhorias necessárias na infraestrutura. Marcon evidencia que o atraso está diretamente ligado a gestão municipal, tanto no Aeroporto Hugo Cantergiani, quanto na construção do Aeroporto de Vila Oliva.
Ouvido pela Caxias, o secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, salienta que emendas parlamentares são bem recebidas, porém apresentam um processo burocrático na destinação, como o tempo de espera. Conforme Willenbring, devido ao período eleitoral, é proibido que emendas parlamentares sejam transferidas ao município, de forma que a oficialização da destinação por parte dos deputados ocorreu somente nesta semana e os recursos só poderão ser utilizados no próximo ano.
Alfonso destaca ainda que os recursos anunciados pelo governador, Eduardo Leite (PSDB), durante uma visita a Caxias do Sul, no valor de R$ 14 milhões devem ser liberados até a próxima semana, de maneira que as tramitações legais estão em fase de conclusão.
Conforme Leite, os recursos destinados pelo governo estadual, devem ser utilizados para qualificação e ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani, com melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso.