O comércio de Caxias do Sul registrou bons resultados com o Dia das Crianças, a penúltima data mais movimentada do ano antes do Natal, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caxias) realizado entre 15 e 18 de outubro. O ticket médio das compras foi de R$ 294,80, próximo ao valor projetado previamente pela entidade, e o volume de vendas teve um crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior.
Para 41,6% dos lojistas entrevistados, as vendas ficaram dentro das expectativas, enquanto 28,9% afirmaram que o desempenho superou o esperado. Em contrapartida, 16,7% apontaram que o volume de vendas ficou abaixo do previsto, e 12,8% reportaram resultados muito abaixo do esperado. Em comparação com 2023, 54,7% dos lojistas consideraram que as vendas foram melhores, 18,4% avaliaram como iguais e 26,9% como piores.
O sucesso nas vendas foi atribuído a uma série de fatores, como a divulgação das lojas e produtos e a marca e tradição dos estabelecimentos. A confiança dos consumidores na reputação das lojas, os finais de semana ensolarados antes da data, o período de pagamento e promoções também foram elementos que impulsionaram as vendas.
Outro ponto interessante apontado pela pesquisa foi o papel das crianças na decisão de compra, 34% dos lojistas disseram que os pequenos estiveram presentes e influenciaram diretamente a escolha dos presentes, enquanto 17,1% relataram uma influência parcial.
O comércio digital também teve grande importância, com 78,6% dos lojistas utilizando plataformas online, que representaram, em média, 10,2% do total de vendas. As redes sociais foram a principal estratégia de divulgação, com 58,6% dos empresários utilizando esses canais, seguidas por panfletos (9,6%) e rádio (7,9%). Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito liderou com 36,9%, seguido pelo Pix (26,3%) e dinheiro (23,7%).
O maior movimento foi registrado na semana do Dia das Crianças (41,2%), seguido pela véspera e o próprio dia (28,1%) e pela semana anterior (23%), no período de pagamento dos salários.