Conforme publicado pelo Diário Oficial da União (DOU), os lotes foram fabricados entre 21 de junho e 10 de julho deste ano na fábrica da empresa localizada em Rolândia, no Paraná. Os pontos de venda e estabelecimentos foram orientados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a interromper imediatamente a venda das balas de Hortelã Mint, Bolete, Polpa Natural Morango, gelatina Regaliz Tijolo, Lua Cheia e Yogurte. O processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada foi realizado e a empresa destaca que os produtos fora dos lotes apontados são seguros para consumo.
A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul salienta que a Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções e até a morte. A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes desses animais.
Os sintomas são semelhantes aos de outros problemas gastrointestinais, mas podem ser confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme o caso. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella são diarreia, vômitos, febre moderada, dor abdominal, mal-estar geral, cansaço, perda de apetite e calafrios.
A empresa abriu um canal de atendimento para que os consumidores possam tirar dúvidas sobre o recolhimento ou o processo de reembolso.
Nota:
“A empresa reforça seu compromisso contínuo com a qualidade, transparência e a saúde e segurança de seus consumidores” ao retirar de forma voluntária os lotes possivelmente contaminados, como confirmado pela Anvisa. A empresa orienta consumidores “que tenham adquirido produtos desses lotes que não os consumam e entrem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori Alimentos, pelo telefone 0800 707 4077, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h, ou por e-mail ([email protected]), para o esclarecimento de dúvidas sobre o recolhimento e/ou sobre o processo de reembolso, sem quaisquer custos aos consumidores”.