Os prestadores do serviço têm até o dia 28 de março para realizar a inspeção. Ela deve ser feita nos veículos que estejam com o selo de vistoria próximo do vencimento neste período. O gerente do setor de Cadastro, Acessibilidade e Estacionamento Rotativo da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (STTM), Rodrigo Tolves, explica que a ação é necessária para conferência mecânica dos carros e a habilitação dos condutores.
As vistorias em Caxias acontecem anualmente, todo o mês de março. Segundo ele, Caxias conta com 518 prestadores aptos a realizar o transporte escolar. Para a execução da vistoria é preciso levar até à Secretaria, a relação digitada das escolas e dos bairros nos quais os prestadores atuam, planilha de inspeção veicular preenchida em uma mecânica credenciada e consulta da pontuação da CNH, emitida há no máximo 30 dias.
Rodrigo Tolves explica ainda que as vistorias são feitas em duas etapas. Ele destaca que o condutor de transporte escolar pode ter no máximo duas infrações gravíssimas na carteira, ou então será impedido de exercer a função.A Secretaria de Trânsito recebe os prestadores de serviços de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Dúvidas podem ser tiradas diretamente com a pasta pelo telefone (54) 3290.3900, ramal 7915.