A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). O trabalho começou nesta terça-feira (27) e visa coletar subsídios para a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), criado em dezembro de 2016. O processo de elaboração das novas diretrizes para a área ambiental também vai ter discussões por meio da participação pública de forma on-line. A finalidade é reavaliar e propor novos cenários diante do manejo inadequado dos resíduos sólidos.
A revisão do documento ocorre por meio de uma comissão de servidores de diversas secretarias. Entre elas, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca). A ação ainda conta com a parceira do Instituto Senai-RS de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, que elaborou o texto.
O foco está na redução da geração de resíduos, como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos que incentivam o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e além, da destinação adequada de itens que não podem ser reutilizados.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, João Uez, as análises diante dos problemas ambientais são recorrentes e revisão do documento além da ampliação são necessárias. Ele salienta a relevância da participação da população frente a as reivindicações diante do tema.
Todas as sugestões serão debatidas durante audiência pública, que ocorre no dia 22 de março na Câmara de Vereadores. O documento revisado fica disponível para a consulta on-line até as 10h do mesmo dia, no site da Prefeitura. Para participar é necessário realizar o preenchimento de um formulário para posterior exibição e download do arquivo. A versão final com as sugestões da população será protocolada no Legislativo para avaliação dos vereadores.