No “Dia D” do clero da Diocese de Caxias do Sul para a doação de sangue, padres que atuam nas paróquias e serviços de Caxias do Sul estiveram no Hemocentro Regional (Hemocs) para realizar o gesto quaresmal solidário, nesta terça-feira, 23 de fevereiro. A ação promovida pela Igreja Católica, em parceria com o Hemocs, marca o tempo da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social”, e como lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).
O coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin, fez a doação de sangue pela primeira vez. Ele se diz tocado pelo gesto de solidariedade quaresmal e expressa seu desejo de se tornar doador permanente. “Fazendo este ato, podemos viver a caridade, que é um dos pilares do tempo da Quaresma e da vivência da Campanha da Fraternidade deste ano, que nos estimula a construir um mundo fraterno. É a primeira vez que doo sangue, mas certamente me tornarei um doador permanente. Nós convidamos a todos a se unirem a nós neste belo gesto de fraternidade e cuidado com o outro”, salienta.
Já estão confirmadas coletas externas nas cidades abaixo relacionadas. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, é importante que cada paróquia – mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas – motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: [email protected]. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.
– 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul – Rua Goiânia, 590)
– 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)
– 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol – Rua Carlos Gomes, 657)
– 24 DE ABRIL | NOVA PRATA
– 02 DE MAIO | ANTÔNIO PRADO (UBS Aparecida – Rua Luiz Marcantonio Grezzana, 380)
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | DIOCESE DE CAXIAS DO SUL