Com a finalidade de facilitar o acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a central telefônica de agendamentos de consultas Agenda+UBS opera desde agosto do ano passado em Caxias do Sul. Entretanto, apesar da diminuição da fila presencial, alguns usuários têm enfrentado longos tempos de espera ao acessar o serviço por telefone, com relatos de mais de 40 minutos.
Atualmente, 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) são atendidas pelo serviço. Recentemente, a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi, afirmou em entrevista que a ampliação da central depende da contratação de mais funcionários para a equipe de atendimento. Assim, é esperado que, até o fim do ano, ocorra ampliação e seis novas UBS sejam incluídas no Agenda+UBS.
A reportagem da Rádio Caxias buscou entender a causa da demora no atendimento das ligações. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que os agendamentos para cada UBS ocorrem em dias específicos para evitar justamente a concentração de chamadas nos mesmos dias da semana. No entanto, pode haver picos de ligações nas primeiras horas da manhã, o que resulta em maior tempo de espera, especialmente porque o atendente precisa conferir os dados do Cartão SUS.
Além disso, desde a implementação, o sistema tem passado por adequações. Para realizar o agendamento, é necessário fornecer ao atendente o CPF e o nome completo do paciente para a conferência dos dados. Os agendamentos por telefone são destinados a pacientes de 13 anos ou mais. O serviço está disponível pelo telefone 54 3290-4485, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Dias em que os usuários de cada UBS podem ligar para agendar:
Segunda: UBSs Ana Rech, Cristo Redentor, Eldorado
Terça: UBSs Bela Vista, Cruzeiro, Rio Branco
Quarta: UBSs Esplanada, Centenário e Fátima Baixo
Quinta: UBSs Santa Lucia Cohab, São José
Sexta: UBSs Mariani, São Leopoldo e Alvorada