Os primeiros resultados do IDEB de 2023 foram divulgados nesta semana. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul com anos iniciais obtiveram nota 6,0. Entretanto, das 83 escolas, apenas 60 realizaram a avaliação. Os estudantes do 5º ano, avaliados em 2023, são os frequentaram o 2º e 3º anos em contexto de pandemia e tiveram o retorno presencial gradual nos anos de 2020 e 2021.
Já na avaliação das escolas da Rede Municipal de Ensino com anos finais a nota foi 5,0. Das 83 escolas municipais de Caxias do Sul, 76 possuem o fundamental completo, séries iniciais e finais, mas somente 33 foram avaliadas. Em 2021, quando o questionário foi aplicado em todas a nota foi 5,5. De acordo com a secretária municipal da Educação, Flávia Vergani, o resultado de 2023, não demonstra a aprendizagem real dos estudantes, pois representa um olhar parcial, uma vez que não foi possível avaliar a totalidade das escolas.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo MEC, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O cálculo leva em consideração dois fatores: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho das provas aplicadas. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As avaliações são a cada dois anos.
As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Mesmo com a avaliação parcial das escolas como apontado pela secretária, em comparação com os cinco maiores municípios do Estado: Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria, Caxias do Sul segue registrando os melhores números no IDEB 2023.