A Universidade de Caxias do Sul conquistou mais uma posição de destaque ao integrar o Webometrics Ranking of World Universities. O ranking foi elaborado pelo Conselho Superior de Investigação Científica da Espanha. Neste ano, no indicador mundial divulgado em janeiro, a UCS alcançou a posição 2.604, entre 12 mil instituições de ensino superior avaliadas em 200 países. Na América Latina, em meio a 4.000 instituições avaliadas, a universidade se destacou em 148º lugar. Já no Brasil, ficou em 59º lugar entre as 1.200 instituições analisadas.
A avaliação considera três requisitos fundamentais. A visibilidade da instituição é verificada pela influência nas redes externas e conexões com as páginas web. A transparência e abertura estão ligadas ao número de citações de trabalhos científicos dos pesquisadores, e a excelência é medida pelo número de pesquisas no top 10% mais citadas entre 2018 e 2022. Esses critérios foram determinantes para a Universidade de Caxias do Sul se destacar tanto no cenário brasileiro quanto no internacional.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Everaldo Cescon, comemora os bons resultados obtidos pela universidade nessa avaliação. Ele ressalta os valores que a mantêm em evidência na educação do país.
A UCS mantém uma política institucional de internacionalização e prioriza o princípio da acessibilidade à educação, promovendo ações que fomentam a transparência e a inclusão. Essas conquistas refletem o compromisso da Universidade de Caxias do Sul com a excelência acadêmica e a busca contínua pela inovação e qualidade no ensino superior.