Luiza Ribeiro da Rosa é o centésimo bebê nascido na maternidade mantida pela Prefeitura em espaço cedido pelo Hospital Pompéia. Luiza nasceu na segunda-feira (26), às 9h57min, de parto cesárea, com 3,100 quilos. Até esta quarta-feira (28), já são 111 nascimentos.
A mãe de Luiza, Jéssica Nostrane Ribeiro, 22 anos, conta que procurou essa maternidade pois teve seus dois outros filhos no Pompéia e a ginecologista que a acompanhou na UBS Planalto informou que o serviço foi mantido na virada do ano. Desde 1º de janeiro, a maternidade está sob responsabilidade da Prefeitura, com gestão realizada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) e supervisão e fiscalização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Jéssica conta que chegou à maternidade por volta de 7h de segunda, foi acolhida pela equipe e a caçula da família nasceu menos de três horas depois.
Dos 111 bebês nascidos na maternidade mantida pela Prefeitura até está quarta-feira (28), 57 são meninos e 54 são meninas. O serviço é 100% SUS e tem equipe multiprofissional completa formada por ginecologista obstetra, pediatra, anestesista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente social, nutricionista e farmacêutico.
A operação dentro da estrutura do Pompéia é transitória, até que esteja concluída a estrutura no Hospital Virvi Ramos, que assumirá os atendimentos da maternidade SUS, inclusive com UTI neonatal.
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | PREFEITURA DE CAXIAS