As movimentações para a instalação da Casa da Mulher Brasileira em Caxias do Sul avançaram mais uma etapa nesta quinta-feira (13). Em busca de um terreno com 2.400 metros quadrados, conforme estabelecido pelo Governo Federal, a vereadora Rose Frigeri (PT), responsável pela articulação do projeto, esteve reunida com o prefeito Adiló Didomenico, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Paulo Roberto Rosa da Silva, e o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Peruchin, para discutir o assunto.
O Governo Federal se dispôs a fazer uma permuta, caso o município já disponha de um terreno adequado com a metragem necessária e localizado em área de fácil acesso. Após a reunião, a comitiva visitou dois terrenos municipais. Um deles está localizado ao lado da escadaria de acesso ao Parque dos Macaquinhos. Apesar de ser em declive, o espaço poderia atender às exigências do projeto. A outra área analisada está localizada atrás da Escola Estadual Dario Granja Sant’Ana, no bairro Sanvitto.
Segundo Rose Frigeri, o espaço proposto tem uma estrutura diferente da atual casa de acolhimento temporário existente na cidade, pois visa concentrar todos os serviços de atendimento em um único local. Após essa etapa, o governo estadual encaminhará as informações ao Ministério das Mulheres, incluindo as plantas dos terrenos. O prazo para a conclusão dessa etapa é de até nove meses.
O projeto da Casa da Mulher Brasileira será executado pelo Governo Federal, que também assumirá a manutenção nos dois primeiros anos. No local, devem funcionar diversos órgãos e serviços especializados para atendimento às mulheres em situação de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. O objetivo é facilitar o acesso a esses serviços, garantindo condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento das mulheres e a promoção da autonomia econômica.
As movimentações em torno do projeto começaram em novembro do ano passado, durante reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília. Em 31 de dezembro, o processo burocrático necessário para assegurar a instalação da Casa da Mulher Brasileira em Caxias do Sul foi concluído.