O Lar da Velhice São Francisco de Assis, situado em Caxias do Sul, celebra seu 65º aniversário nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro. Para comemorar essa data especial, a instituição promoverá um dia de portas abertas para a comunidade. Das 8h30 às 17h30, os interessados terão a oportunidade de visitar e conhecer o local, interagir com os idosos, se candidatar como voluntário, participar do programa de apadrinhamento e contribuir com doações. Às 16h, será realizada uma missa em homenagem ao aniversário, aberta a todos.
Fundado em 1960 pela Terceira Ordem Franciscana Secular, o Lar da Velhice foi estabelecido graças ao esforço da comunidade, que reconheceu a importância de oferecer um ambiente digno para acolher os idosos em situação de vulnerabilidade. Desde então, a instituição tem priorizado o cuidado humanizado e a qualidade de vida dos residentes, sendo a mais antiga Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Caxias do Sul.
O presidente da entidade, Oidi Galeti, destaca que o Lar possui muita sabedoria por todo o tempo que passou desde a sua fundação e frisa a boa estrutura.
Com o passar dos anos, o Lar tem expandido sua capacidade de acolhimento e, atualmente, abriga 80 residentes, dispondo de atendimento integral. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.
Além disso, o pleno funcionamento da instituição é garantido pelo trabalho de profissionais como coordenadores, equipe administrativa, equipe de captação, equipe financeira, equipe de recursos humanos, equipe de manutenção, equipe de higienização, equipe da cozinha, recepcionistas, estoquistas e motoristas. Além desses colaboradores, diversos voluntários contribuem com seus serviços, atuando como dentistas, cabeleireiros, manicures, auxiliares de cozinha e assessores nas oficinas de artesanato, entre outros.