A região agrícola da Serra Gaúcha passa a contar com quatro estações meteorológicas. Entre as localidades que receberem os equipamentos estão, Antônio Prado (Capela Caravaggio – Linha Almeida), Farroupilha (Nova Milano – Linha Boêmios), Garibaldi (São Roque Figueira de Melo) e Bento Gonçalves (Distrito de Tuiuty). Cada uma das estações cobrem um raio de 50km que são responsáveis pelo fornecimento de dados, como temperatura do ar, umidade do solo, velocidade do vento, previsão do tempo e radiação solar.
As novas estações meteorológicas foram adquiridas em parceria com a Consevitis-RS e Seapi-RS para agregar à plataforma do Simagro. Conforme o presidente do Consevitis – RS, Luciano Rebellatto, os equipamentos devem contribuir de forma significativa com os agricultores locais, de maneira que as informações permitem uma avaliação antecipada para o desenvolvimento das atividades como o plantio e a colheita.
Além disso, ele salienta que os dados auxiliam na preparação e em comprovações em casos de sinistros ocasionados por eventos climáticos, como os que atingiam fortemente as regiões da Serra nos últimos meses. O acesso aos dados deve promover ainda uma economia considerável de tempo e de recursos agrícolas.
Segundo Rebellatto, além das quatros estações, a projeção é que ocorra uma expansão do projeto no ano que vem, abrangendo outras regiões.
Com a implantação, o acesso e análise das informações pode ser acessado por toda à população através de um aplicativo denominado Demetra, onde os agricultores já recebem treinamentos para utilização da ferramenta.